Projetos 
Elétricos

Muitas vezes, no ramo da construção civil, é dada muita importância aos projetos arquitetônicos e estruturais, claro que com razão, mas esquecem-se de alguns dos sistemas essenciais da habitabilidade, conforto e prevenção de riscos das edificações como: instalações hidráulicas, sanitárias, gás e o principal deles: a eletricidade. ​

Com um projeto bem elaborado e segundo as normas vigentes podemos evitar riscos incêndios, choques, além de gastos excessivos com materiais elétricos e consumo maior de energia por falhas no correto dimensionamento e proteção das instalações elétricas.

O projeto elétrico abrange desde a localização e identificação dos pontos de consumo, tomadas e interruptores, lista de materiais, até o cálculo da potência total demandada da instalação com disjuntores, proteções e aterramentos de acordo com as exigências da Concessionária local e Normas Técnicas vigentes.

A ausência de um projeto estruturado pode aumentar o consumo de materiais elétricos em 50% e geralmente são necessárias reformas e intervenções em pisos e paredes por falta de pontos adequados de alimentação ou impossibilidade de atendimento de novas demandas de energia.

Instalações Elétricas

Existem alguns erros graves nas instalações elétricas
que comprometem a segurança da sua família. Listamos aqui os mais comuns:

1. Não elaborar um projeto elétrico;
2. Não contratar profissionais habilitados e capacitados para executar o projeto;
3. Utilizar materiais de baixa qualidade;
4. Não fazer aterramento;
5. Sobrercarregar tomadas com extensõe e benjamins;
6. Fazer improvisos e ligações clandestinas (gatos);
7. Circuitos sem proteção DIN e disjuntores não compatíveis;
8. Falta de manutenção preventiva entre outros.



Sistema de
Proteção SPDA

SPDA - Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas conhecido como para-raio é um conjunto de dispositivos instalados no alto de edificações e estruturas, conectados à terra por meio de condutores metálicos.

São esses dispositivos que oferecem um caminho em direção a terra para a corrente elétrica formada pela descarga atmosférica e protegem essas estruturas de danos maiores, além de pessoas e animais que estiverem dentro da instalação.

O objetivo do SPDA não é evitar essas descargas atmosféricas, mas sim minimizar e se possível até anular os impactos que poderiam causar em prédios, antenas, instalações industriais, tanques, tubulações e principalmente pessoas.


A Agencia Nacional de Normas Técnicas (ABNT) regulamenta a instalação de SPDA através da NBR5419, e foi defindo que todo estabelecimento que tenha potência instalada superior a 75KW, deve possuir e manter o prontuário das instalações elétricas (PIE), dentro desta documentação deve conter o relatório de inspeção do sistema SPDA e os aterramentos elétricos.


O corpo de bombeiros exige SPDA em edifícios com mais de 30 metros de altura e instalações comerciais e industriais, com mais de 1500 m² de área construída, também é exigência em áreas destinadas a depósitos de explosivos e inflamáveis
A Norma NBR 5419/2015 trouxe grandes alterações quanto a proteção contra descargas atmosféricas.

Hoje estima-se que 95% dos prédios estejam em desacordo com tal norma. Esse descumprimento pode trazer transtornos, como por exemplo, perda do valor de seguro, prevendo inclusive a responsabilidade civil e criminal do responsável do condomínio.

Vale lembrar também, que os raios danificam a estrutura da edificação e podem causar incêndios.Esse assunto é de extrema relevância, pois acidentes provocados por descargas diretas nas edificações ou redondezas, por negligência, omissão ou descumpirmento da norma que prevê a exigência do sistema de proteção SPDA (para-raios) acarretará na responsabilização do técnico ou síndico.

A RPX Engenharia oferece solução completa para todo o sistema de para-raios, desde a avaliação e laudo da situação até a instalação e certificação do sistema de seu edificio.


Contato
Agende uma visita e faça uma avaliação gratuita.
Garanta a segurança do prédio e moradores. ​​​
Imagem:
http://www.inpe.br/webelat/imagesNovoLayout/arte/infografico_1_alta.jpg

Manutenção de Quadro e
Alteração de Carga

A constante evolução tecnológica nos traz inúmeras inovações e facilidades com preços cada vez mais acessíveis, mas nem sempre nossa casa possui uma instalação elétrica compatível com tanta modernidade.

São muitos componentes novos como por exemplo sistemas de audio e tv, segurança, irrigação, eletrodomésticos principalmente ar condicionado, componentes esses que possivelmente não foram considerados no projeto inicial da sua residência. E é exatamente por isso que se faz necessário, muitas vezes, a contração de um eletricista para efetuar as alterações necessárias à segurança da sua família.

Contato